top of page
Receber um Troféu

Certificados

Neste espaço você terá a oportunidade de verificar um pouco a respeito da qualificação profissional.

certificado.PNG

   

   

historico.PNG

   

...

voce e seeus filhos.PNG

Você e seus Filhos: Diálogo, Vínculos e Limites

Nesse curso, o psicólogo Luiz Hanns apresenta conceitos e práticas que norteiam pais em como conduzir com propósito e consistência a educação de filhos, da infância à adolescência – um verdadeiro manual de educação em família.

freud fundamentoa as ideias e as obras.png

Freud Fundamental: As Ideias e as Obras

É possível dividir a história do pensamento ocidental em antes e depois de Freud. Os conceitos e as ideias que desenvolveu e aplicou na clínica transformaram para sempre a forma como buscamos entender os desejos, angústias e dilemas que pautam nossas relações com os outros e com o mundo. O curso apresenta de forma descomplicada as origens e sentidos destes conceitos e ideias a partir de algumas das principais obras de Sigmund Freud. Os encontros funcionam também como uma porta de entrada à psicanálise, para os menos iniciados, e como uma fonte valiosa de novas reflexões para quem já teve contato com os temas.

Freud - Psicanalise e Politica no seculo 21.png

Freud Explica: Psicanálise e Política no Século 21

A proposta do curso é analisar como o pensamento freudiano pode auxiliar na compreensão do cenário político brasileiro contemporâneo. Para tal, nos serviremos do ensaio "Psicologia das Massas e Análise do Eu", publicado há mais de um século, porém ainda bastante atual. A discussão se dará em torno de três eixos: os temas da adoração aos líderes das massas, das transformações ocorridas quando um sujeito se insere nestas massas e, por fim, a questão da polarização política e da agressividade que lhe é decorrente.

Vida Conectada.png

Vida Conectada: O Que Está Em Jogo e Como Nos Afetamos

A internet e o mundo digital são bons ou maus para nosso psicológico? Quais os impactos que eles causam na sua vida e na sociedade como um todo, especialmente no momento de isolamento social? O que se ganha e o que se perde com o que o digital nos oferece, além do óbvio?

Uma indroducao guiada e descomplicada ao pensamento de  Jung.png

Uma Introdução Guiada e Descomplicada ao Pensamento de Jung

O psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) pode ser considerado um dos grandes pensadores do século 20. Preocupado com o sofrimento moderno, Jung desenvolveu uma psicologia para além de um conjunto de técnicas e métodos da clínica. Seu propósito foi apontar que somente o autoconhecimento, isto é, a tomada de consciência de nossos aspectos mais interiores, pode levar cada pessoa a se tornar mais íntegra, inteira, e, portanto, mais autônoma. O curso é uma introdução guiada e descomplicada à riqueza do pensamento de Jung, esclarecendo as mais divergentes e equivocadas interpretações a respeito de suas propostas. Os encontros têm como objetivo acompanhar o percurso do seu pensamento, oferecendo uma compreensão de suas reflexões e como elas se concretizam na vida de cada pessoa.

Por uma Historia da Alma de Pitagoras a Freud.png

Por Uma História da Alma: De Pitágoras a Freud

Desde os povos antigos, formas de sobrevivência e trocas são acompanhadas por significações em crenças, mitos e rituais. O intercâmbio entre a vida interior e a vida exterior dos indivíduos desenvolveu uma dimensão existencial no qual a cultura é processada por diversas sensações, afetos e pensamentos que, por serem tão íntimos, chegam até mesmo a nos fazer acreditar que só nós sentimos o que sentimos. Costumamos chamar esse espaço interior de alma. Essa região que concentra desde as nossas memórias longínquas até os aspectos ocultos de nossa personalidade, passando pelos nossos traumas e desejos, vícios e virtudes. Traços que acabam por definir o nosso modo de ser e agir no mundo. O curso irá apresentar desde as descobertas matemáticas de Pitágoras às sombras da caverna de Platão, passando pela alma redimida de Santo Agostinho e chegando à glândula pineal de Descartes, veremos como a noção de alma (e de subjetividade) é permeada por múltiplos significados ao longo da História, e ainda hoje é objeto de novas e interessantes interpretações, a exemplo das teorias do inconsciente desenvolvidas por Freud.

Depressao entender para vencer.png

Depressão: Entender para Vencer

O médico, psiquiatra e pesquisador Rodrigo Bressan traz uma visão científica sobre sentimentos e emoções para você entender melhor a si próprio e ao outro, e viver com mais consciência e prazer. Você vai conhecer as causas e possíveis caminhos para lidar com o sofrimento em suas diferentes formas – como angústia, desânimo, sensação de vazio e tristeza.

Para Entender Lacan.png

Para Entender Lacan

O curso apresenta uma breve introdução às ideias e ao legado do pensador francês Jacques Lacan (1901-1981), quando o mundo recorda os 120 anos de seu nascimento e os 40 anos de sua morte. Para além de o grande nome da psicanálise depois de Freud, Lacan se lançou para a eternidade por meio da originalidade de seu pensamento, que reúne filosofia, linguística, política e matemática, entre outros saberes. Os encontros tratam algumas de suas principais formulações de forma breve e introdutória, resgatando as origens e relações de Lacan com o pensamento e a história, oferecendo recursos valiosos para decifrar um dos nomes mais enigmáticos do pensamento ocidental.

Para Entender Winnicott.png

Para Entender Winnicott

O curso pretende apresentar uma leitura introdutória ao legado das ideias de Donald Woods Winnicott (1896-1971) que contemple seus principais conceitos e contribuições para a teoria e clínica psicanalítica, mas que não deixe de se atentar de maneira crítica para o contexto histórico, político e geográfico que tanto ajudam em sua compreensão como lhes servem também de limitações.

Voce é o que Deseja.png

Você é o Que Deseja

Conhecer nossos desejos é fundamental para uma existência mais autêntica e, segundo Lacan, está no centro de como viver bem. Esta série traça um panorama sobre a ética em confronto com o desejo e as formas como este dilema afeta nossa individualidade.

psicanalise e parentalidade.PNG

Psicanálise e Parentalidade Hoje

A chegada dos filhos é uma ruptura que nos desloca para algo novo, incerto e por isso fascinante, não à toa buscamos abrir uma janela que se afaste de valores positivos ou negativos da maternidade e paternidade para ampliá-los no conceito de parentalidade. Acreditamos que com essa reorganização do pensamento nos faça encontrar diferentes significados, limites e ideologias que envolvem o cuidado com os filhos e consigo mesmo. Pela lupa da psicanálise, vamos entender profundamente os impactos dessas vivências na psique humana e no laço social.

sobre maes e pais uma visao psicanalitica.png

Sobre Mães e Pais: Uma Visão Psicanalítica

  O nascimento de uma criança muda tudo. Do desejo de ter filhos, às especificidades e desafios da rotina com o bebê, este curso apresenta um novo olhar para a maternidade, paternidade e cuidados com as próximas gerações.

psicanalise e Mitologia.png

Psicanálise e Mitologia

A relação entre a mitologia greco-romana e a psicanálise é assunto conhecido, mas vão muito além de Narciso ou Édipo, dois dos nomes mais presentes no imaginário popular (e talvez um tanto mal compreendidos). O curso apresenta as origens dessa relação e por que ela é tão significativa para a constituição da psicanálise como um saber que ultrapassa as questões singulares de um paciente, trazendo algumas das histórias mais conhecidas e que diálogos elas propõem com as realidades vividas ontem e hoje. Além de analisados, os mitos foram também referências de sustentação para as teorias de Freud, ao demonstrar pelas construções da cultura que dramas, questões e dilemas iriam além de experiências particulares e diriam respeito às estruturas de formação e desenvolvimento da psique e da subjetividade.

Frantz Fanon - Ideias e Legado.png

Frantz Fanon - As Ideias e o Legado

O curso apresenta um panorama da vida e obra de Frantz Fanon (1925-1961), médico e pensador martinicano que, por meio de suas contribuições clínicas, teóricas e críticas, tentou dar respostas aos problemas do racismo. O pensamento de Fanon, reunindo medicina, psicanálise e filosofia, é indispensável na compreensão de como os desdobramentos da ideia de raça e do colonialismo influenciam a vida social ainda hoje. Filho de um burocrata na Martinica (que continua um departamento francês ultramarino), Fanon teve contato com grandes intelectuais de seu tempo, como Aimé Césaire (de quem foi aluno), Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, possíveis em função de seu engajamento com movimentos questionadores do colonialismo. Apesar de sua vida extremamente curta, Fanon se tornou um pilar do pensamento sobre o colonialismo, o racismo, a psique e as formas de subjetivação da pessoa racializada e as respostas possíveis aos traumas oriundos dessa condição, reconfigurando o sentido do ser negro.

onipotentes deprimidos e excitados.png

Onipotentes, Deprimidos e Excitados: Subjetividade Atual em Análise

Onipotência, depressão, excitação, sensacionalismo: o que está em jogo na nossa formação e existência como sujeitos hoje? Quais desafios, angústias e dramas internos surgem a partir de nossas relações com os outros e o ambiente no contexto contemporâneo? O curso apresenta interpretações possíveis sobre os desafios da subjetividade contemporânea a partir das pistas deixadas por Freud em seu clássico “O Mal-Estar na Civilização” (1930) - mais especificamente a ideia de um “supereu da cultura”. As aulas analisam modificações recentes na própria ideia de subjetividade e seus processos de formação, contando com instrumentos do próprio Freud, mas também de nomes contemporâneos, como Slavoj Zizek, Zygmunt Bauman, Byung-chul Han e Christoph Türcke, entre outros.

Imaturidade e vinculo fantasma.png

Imaturidade e Vínculo Fantasma: Um Sintoma Atual

A imaturidade emocional, a recusa inconsciente em crescer e assumir responsabilidades diante de si e dos outros é um dos principais problemas presentes nos relacionamentos humanos. Do ponto de vista da psicologia de Carl G. Jung (1875-1961), essa imaturidade está ligada ao arquétipo do "puer aeternus", a “eterna criança” que, presente no inconsciente coletivo, se manifesta em várias situações – inclusive em pessoas que, mesmo desejando outro padrão, se comportam ou se relacionam dessa maneira. No caso dos relacionamentos, pode se apresentar na criação de um "vínculo fantasma" com outras pessoas, sintoma de um desequilíbrio psíquico coletivo. O curso mostra como essa característica é nociva, não apenas em relacionamentos afetivos, mas também para a sociedade como um todo.

destravando a Clinica IHP.png

Destravando a Clinica

O curso apresenta aspectos práticos da clinica psicanalítica.

acao social.png

Ação Social Uniensino

ação para arrecadar alimentos

academico.png

A importância do perfil acadêmico para o estudante de Psicologia

   

Afetos sentimentos emocoes.png

Afetos, Sentimentos e Emoções

Conheça a visão da psicologia e da filosofia sobre a formação dos nossos laços afetivos, baseados tanto em valores individuais como princípios sociais.

Excitados desatentose e cansados.PNG

Excitados, Desatentos e Cansados: Notas Sobre a Subjetividade Atual

O curso reúne filosofia e psicanálise propondo reflexões a respeito da existência vertiginosa e acelerada no mundo contemporâneo. A partir de conceitos como “sociedade excitada” e “cultura do déficit de atenção”, do alemão Christoph Türcke, bem como das ideias revolucionárias de Freud, as aulas tratam dos efeitos que os constantes e intensos estímulos da vida têm sobre a formação da subjetividade atual. Para além disso, o curso trata também de um “antídoto” para o estado geral de declínio da atenção nas sociedades atuais. As ideias aqui se constroem sobre outras apresentadas no curso “Onipotentes, deprimidos e excitados”, mas podem ser acompanhadas de forma independente.

autocuidadeo profissionar saude.png

Autocuidado para profissionais da Saúde Mental

   

o que e ser homem hoje.png

O Que é Ser Homem Hoje? As Novas Masculinidades

O que é ser homem hoje? Nós não somos mais homens do jeito que achamos que deveríamos ser. Para entendermos melhor essa construção de uma nova possibilidade masculina no mundo, o curso traça um caminho psicanalítico e lógico, partindo desde a perspectiva binária até as novas configurações que permitem a criação de um terceiro caminho. A masculinidade tóxica está matando também os homens.

quatro livros para enterder Jung.png

Quatro Livros para Entender Jung

Distribuída ao longo de dezenas de volumes, incluindo artigos, livros e transcrições de Seminários, a obra de Carl G. Jung (1875-1961), criador da Psicologia Analítica, é um desafio, mesmo para os especialistas. Além disso, escritos autobiográficos e textos voltados para públicos mais amplos completam o trabalho de uma vida. A abordagem desses escritos permite conhecer não apenas aspectos de seu pensamento, mas mostram a personalidade de seu autor em pleno desenvolvimento ao longo de sua vida. Neste curso, ao longo de quatro aulas, Tatiana Paranaguá irá abordar quatro obras de estilos diferentes escritas pelo próprio Jung que operam como um importante ponto de partida para a compreensão dos principais aspectos de seu pensamento, funcionando como uma espécie de guia que orientará o início da sua jornada com a Psicologia Analítica.

melane Klain.png

Melanie Klein e a Refundação do Eu: Desenvolvimento Psíquico e a Teoria das Posições.

O curso é um mergulho mais aprofundado em uma das principais contribuições de Melanie Klein às teorias da psicanálise: sua teoria das posições. Em seu trabalho clínico e intelectual a respeito da infância e os primórdios da vida, Klein foi capaz de estabelecer conexões entre nossas primeiras vivências e seus efeitos sobre o desenvolvimento e amadurecimento do indivíduo. As aulas tratam de alguns conceitos centrais e elaboram reflexões a respeito de aspectos cruciais para a criação de vínculos e relações com os outros, oferecendo um ferramental valioso para olharmos com cuidado para nós mesmos e quem nos cerca.

o que e ser homem hoje.png

O Que é Ser Homem Hoje? As Novas Masculinidades

O que é ser homem hoje? Nós não somos mais homens do jeito que achamos que deveríamos ser. Para entendermos melhor essa construção de uma nova possibilidade masculina no mundo, o curso traça um caminho psicanalítico e lógico, partindo desde a perspectiva binária até as novas configurações que permitem a criação de um terceiro caminho. A masculinidade tóxica está matando também os homens.

quatro livros para enterder Jung.png

Quatro Livros para Entender Jung

Distribuída ao longo de dezenas de volumes, incluindo artigos, livros e transcrições de Seminários, a obra de Carl G. Jung (1875-1961), criador da Psicologia Analítica, é um desafio, mesmo para os especialistas. Além disso, escritos autobiográficos e textos voltados para públicos mais amplos completam o trabalho de uma vida. A abordagem desses escritos permite conhecer não apenas aspectos de seu pensamento, mas mostram a personalidade de seu autor em pleno desenvolvimento ao longo de sua vida. Neste curso, ao longo de quatro aulas, Tatiana Paranaguá irá abordar quatro obras de estilos diferentes escritas pelo próprio Jung que operam como um importante ponto de partida para a compreensão dos principais aspectos de seu pensamento, funcionando como uma espécie de guia que orientará o início da sua jornada com a Psicologia Analítica.

melane Klain.png

Melanie Klein e a Refundação do Eu: Desenvolvimento Psíquico e a Teoria das Posições.

O curso é um mergulho mais aprofundado em uma das principais contribuições de Melanie Klein às teorias da psicanálise: sua teoria das posições. Em seu trabalho clínico e intelectual a respeito da infância e os primórdios da vida, Klein foi capaz de estabelecer conexões entre nossas primeiras vivências e seus efeitos sobre o desenvolvimento e amadurecimento do indivíduo. As aulas tratam de alguns conceitos centrais e elaboram reflexões a respeito de aspectos cruciais para a criação de vínculos e relações com os outros, oferecendo um ferramental valioso para olharmos com cuidado para nós mesmos e quem nos cerca.

desejo e subjetividade.png

Desejo e Subjetividade no Tempo Presente

O curso propõe uma revisão da ideia de “saúde mental” a partir de duas perspectivas. A primeira, que considera uma série de reduções produzidas ao restringir saúde mental aos campos biológico e médico; a segunda, que busca expandir essa noção para além do mero bem-estar. Neste sentido, “saúde mental” envolve a humanização do indivíduo ao colocá-lo como sujeito que reconhece seu desejo e, com isso, é capaz de elaborar sua subjetividade e se tornar agente condutor da própria existência de maneira mais consciente. Para além disso, envolve também um duplo reconhecimento: do próprio desejo pelo indivíduo; e do coletivo de que ali há um ser desejante, autônomo, digno de existir. Para isso, as aulas resgatam ideias da psicanálise – em especial o conceito de desejo – e as atualizam a partir da filosofia da diferença, colocando Freud e Lacan em diálogo com Deleuze, Guattari, Fanon, entre outros.

folosofia da mente.png

Filosofia da Mente e a Inteligencia Artificial

.

pensar-sentir.png

Pensar, Sentir, Desejar e Amar: Ideias para Reflorestar o Pensamento

O curso apresenta algumas perspectivas indígenas sobre as condições de reparação e transformação humanas e do mundo frente aos efeitos da colonização, que ainda persistem e se atualizam. As aulas oferecem ferramentas e recursos para a identificação e nomeação destes processos, que atuam de maneira violenta sobre nosso imaginário e nossos afetos. A partir de conceitos como os sistemas de monoculturas, elaborado pela professora, e daquilo que Ailton Krenak chamou de “lógica monolítica”, cada aula passa por um aspecto fundamental dessa mentalidade que se vende como um horizonte infinito de possibilidades, mas que se revela como uma planificação das singularidades. Diferença é a condição do mundo e, ainda que processos de colonização tenham suas especificidades, o ponto em comum entre eles é a negação violenta da diversidade e da multiplicidade que caracteriza a vida.

ferenzi.png

Introdução ao pensamento de Ferenczi: Autocuidado, Escuta e Empatia

O curso é uma apresentação panorâmica das ideias de Sándor Ferenczi (1873-1933), psicanalista húngaro que foi um dos principais discípulos de Freud (1856-1939). Os três termos presentes no título - autocuidado, escuta e empatia - permeiam toda a trajetória de Ferenczi, que se dedicou a tornar mais acessíveis a clínica e os métodos psicanalíticos e a transformar a compreensão sobre nossas próprias fragilidades. As aulas partem de sua biografia, fundamental na compreensão de suas ideias, e realizam um sobrevoo por suas principais produções e colaborações para o pensamento, oferecendo recursos e reflexões valiosas para pensarmos as relações humanas em nosso tempo.

sofrimento psiquico.png

Sofrimento Psíquico na Atualidade

A psicanálise e a psicossomática, disciplinas responsáveis pelo estudo da relação mente e corpo, sugerem que a dor psíquica é também uma dor corporal e que a dor corporal é também uma dor psíquica. Quanto maior os preconceitos e os estigmas, menor a probabilidade das pessoas buscarem auxílio e cuidados quando necessário. No entendimento psicanalítico, a (in)capacidade de nomear e narrar os fatos e as lembranças tende a levar as pessoas a um maior risco de sofrimentos somáticos, isto é, adoecimentos cuja expressão encontra vazão por meio do próprio corpo. O objetivo do curso curso é acompanhar e discutir os efeitos desta relação corporal com o sofrimento psíquico, ao mesmo tempo em que indaga sobre as possibilidades de cuidado.

dilemas da vida.png

Bion e os Dilemas da Vida Comum: O Pensar na Contemporaneidade

O curso é uma apresentação panorâmica a questões centrais do pensamento de Wilfred Bion, psicanalista britânico que operou algumas viradas significativas nas teorias e na clínica da psicanálise. As aulas atravessam sua biografia e trajetória intelectual, organizando algumas de suas principais ideias e propostas de forma introdutória. Bion é geralmente reconhecido por ser um pioneiro na abordagem da análise de grupos, mas seu pensamento vai nitidamente além da clínica e seus desafios. Sua teoria do pensamento, ponto focal do curso, é ainda hoje um golpe de ar fresco para nos ajudar a entender e desenhar saídas para os principais dilemas das relações com os outros e com nós mesmos.

psicanalise e filosofia para a vida.png

Psicanálise e Filosofia para a Vida: Ideias Sobre Quem Somos e Podemos Ser

Os desafios do autoconhecimento, da vida com os outros, a procura por instantes de amor e felicidade, o relógio impassível do tempo - como podemos melhorar nós mesmos e o mundo diante de nossas potencialidades e limitações? O curso passa pelas ideias de pensadores como Sócrates, Platão, Espinosa, Kant, Nietzsche, Freud, entre outros, a respeito de grandes questões da vida. As aulas usam a filosofia e a psicanálise para trazer elementos de reflexão e ação sobre dilemas, enfrentamentos e aprendizados encontrados ao longo da existência.

Freud e as realacoes humanas.png

Freud e as Relações Humanas: Os indivíduos e a sociedade

O curso parte de duas diferentes provocações: de um lado, uma feita pelo próprio Freud em seu clássico Psicologia de Massas e Análise do Eu (1921): “toda psicologia individual é também, ao mesmo tempo, uma psicologia social”; de outro, o repetido adágio que ainda questiona a atualidade e relevância das ideias de Freud. Cada aula traz um texto clássico para dialogar com antigas questões que permanecem no seio da vida coletiva e a influenciam, ainda que transformadas e com as roupagens adequadas ao contemporâneo. Num cotidiano veloz de paixões e afetos tão intensos, constantes e imediatos, de que formas nossas estruturas psíquicas são abaladas? Mais do que isso, estas reflexões também trazem elementos para se pensar a complexa relação entre sujeito e sociedade, individual e coletivo, público e privado (e os diversos desencontros decorrentes deste choque).

introducao a neuropsicologia.png

Introdução à Neuropsicologia

O curso de Neuropsicologia apresenta todo os aspectos teóricos e técnicos que fazem parte do cotidiano do neuropsicólogo, exames e formas conhecidas de reabilitação de pacientes.

lacan e as desconecoes humanas.png

Lacan e as (des)conexões humanas

O curso é uma apresentação dos fundamentos e desdobramentos de uma das contribuições mais relevantes da psicanálise: a ideia de simbólico, como proposta por Jacques Lacan. Para além da apresentação, as aulas propõem reflexões sobre como essa ideia pode ajudar a compreender dilemas e carências do presente: as oscilações entre amor e ódio à alteridade, os desafios da escuta e empatia, e a dificuldade de reconhecer, nomear e expressar sentimentos. Para além de identificarmos as distâncias que nos separam a todos, inclusive de nós mesmos, de que forma podemos (r)estabelecer pontes que nos aproximem?

linhas da psicologia.png

Linhas da Psicologia

Um estudo abrangendo as diversas linhas terapeuticas

psicofarmacologia.png

Psicofarmacologia

A Psicofarmacologia é o ramo da farmácia responsável pelo estudo de medicamentos psicotrópicos ou psicofármacos. Estes tipo de drogas, também conhecidas como agentes psicoativos ou psicoterápicos, atuam no sistema nervoso central estimulando ou reprimindo seletivamente ações. Apesar dos psicofármacos terem contribuído muito com a redução do número de internados em hospitais psiquiátricos, eles só reduzem os sintomas, assim o trabalho do profissional de psicofarmacologia é de grande importância para entender as interações destes remédios no corpo humano e possivelmente encontrar à causa de certas condições mentais. O curso de Psicofarmacologia oferece ao profissional conhecimentos atualizados sobre sua profissão.

sagrado segundo Jung.png

O Sagrado Segundo Jung

O criador da Psicologia Analítica, Carl Gustav Jung (1875-1961), é conhecido por ser, dentre os autores mais respeitados da psicologia, psicanálise e psiquiatria, um dos poucos a atribuir legitimidade aos anseios da alma humana pelo Sagrado, admitindo inclusive a existência de um instinto religioso inerente a psique. A negação dessa busca, segundo Jung, é a origem de diversas neuroses. No entanto, muitos enganos, incompreensões e apropriações indevidas foram feitas em seu nome por diversas religiões e crenças, assim como no meio acadêmico. Nessas aulas, revisitamos as experiências pessoais do autor, assim como as afirmações empíricas que constam em suas obras científicas a respeito desse tema tão profundo.

psicoterapia.png

Psicoterapia

Psicoterapia é a ciência que estuda, identifica, analisa e trata problemas de ordem psicológica e interpessoais, como ansiedade, depressão, transtornos mentais, traumas, frustrações profissionais e de relacionamento, e muito mais. A psicoterapia é importante pois ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, dando a ele a oportunidade de mudar certos hábitos para atingir uma vida mais equilibrada e feliz, podendo ser realizada de forma individual ou em grupo. O curso de Psicoterapia discorre sobre os principais conceitos, transtornos e tipos de análise, como a cognitivo comportamental e a breve, para todos os públicos, do infantil ao idoso.

Predadores Amorosos.png

Predadores Amorosos: Uma Visão Junguiana Sobre Relações Corrosivas

Esse curso, baseado na psicologia junguiana, mostra como processos inconscientes muitas vezes direcionam a vida para o sentido contrário do que se deseja conscientemente - são os sabotadores, que podem existir dentro de qualquer pessoa. Também chamados “predadores da psiquê“, atuam em diversas áreas da vida. Ao longo das aulas, iremos focar nos “predadores amorosos” e o quanto a sua manifestação externa pode estar ligada à manifestação do predador interno. Para isso, utilizaremos contos e mitos arquetípicos, conteúdos que se expressam na linguagem simbólica própria do inconsciente, e, portanto, são mais facilmente acolhidos e assimilados pela psique quando se trata de um tema tão profundo.

focaut.png

Foucault e as Críticas aos Saberes Psi

Trata-se de mostrar algumas das críticas realizadas por Michel Foucault aos saberes psi, as condições de possibilidade do nascimento da psicologia, psiquiatria, da alienação da loucura e doença mental. Esse percurso vai possibilitar, na última aula, realizar uma proposta breve de resposta à critica de Foucault, com algumas das noções da psicanálise de Winnicott.

depressao.png

Depressão: O que é, Como Prevenir e Tratar - Já Entendi

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 322 milhões de pessoas são afetadas pela depressão no mundo, sendo que no Brasil esse número chega a 11,5 milhões. Atualmente, somos o país com a maior incidência da doença na América Latina. Embora a depressão seja reconhecida como uma síndrome clínica há mais de 2 mil anos, ainda restam muitas dúvidas sobre o tema. Neste conteúdo, vamos esclarecer o que é a doença, os seus sintomas, as suas principais formas de controle e os seus tratamentos. 

maes.png

Mães que fazem mal: da negligência materna a mãe
narcisista

Alguma vez você já se perguntou sobre o lado sombrio da maternidade? Neste evento revelador, mergulharemos nas águas turbulentas da negligência materna e desvendaremos o véu que cobre as mães narcisistas.

manual psicanalitico.png

Manual Psicanalitio

Uma reflexão a respeito das mudanças culturais ocorridas ao longo do tempo e como se adaptar ao momento atual

neuropsicologia.png

Neuropsicologia

A neuropsicologia é o segmento da psicologia que estuda a relação entre cérebro humano e o comportamento e a cognição de cada indivíduo, sendo que é no campo da pesquisa de lesões cerebrais, alterações genéticas e sua ligação com alterações cognitivas comportamentais que o neuropsicólogo mais atua. A neuropsicologia é uma área que cresce bastante no país, e profissionais são cada vez mais requisitados. O curso de Neuropsicologia apresenta todo os aspectos teóricos e técnicos que fazem parte do cotidiano do neuropsicólogo, exames e formas conhecidas de reabilitação de pacientes.

logo novo.png

.

...

O inconsciente de freud as reformulacoes da neurociencia.png

O Inconsciente: De Freud às Reformulações da Neurociência

Nós, seres humanos, possuímos vários vícios sentimentais e comportamentais que refletimos nas nossas relações familiares, amorosas, no ambiente de trabalho e com nossas amizades, que no campo da ciência e dos saberes atribuímos a algo denominado mecanismo inconsciente. A noção de inconsciente permite acolher as experiências humanas para além ou aquém das determinações causais naturais e das ações da vontade, absorvendo fatos que aconteceram conosco e memórias que nós nem nos recordamos com tanta clareza. No curso, o professor Daniel Omar Perez abordará as origens pré-freudianas, a conceitualização freudiana, os modos em que os pós-freudianos o entenderam, as mudanças lacanianas e as reformulações das neurociências.

Jung vida e obra.png

Jung: Vida e Obra

Conhecido por seus conceitos de arquétipo, inconsciente coletivo e tipos psicológicos, Carl Gustav Jung (1875-1961) permanece incompreendido — como foi em sua época. Para além da prática clínica, Jung desenvolveu um pensamento que ultrapassa os limites do consultório. Sua preocupação central foi a situação "espiritual" de cada um, cuja fragilidade da crença e incerteza do conhecimento levam a uma busca incessante de sentido, e aos maiores enganos.

A tal da felicidade a busca de uma vida mais plena.png

A Tal da Felicidade: A Busca de uma Vida mais Plena

Entenda os argumentos da psicologia para definir felicidade como um sentimento de realização pessoal e individual, mais próximo do bem estar mental pleno do que da prosperidade material.

bottom of page